Como é que o LifeVac funciona?

O LifeVac é um dispositivo de sucção concebido para retirar qualquer obstrução de comida ou inorgânica da via aérea de uma vítima de engasgamento. O LifeVac gera uma força de sucção (força negativa) de 300 mm Hg, 3 vezes mais alta do que a maior pressão documentada por uma compressão abdominal (Manobra de Heimlich).

A duração da sucção é mínima, pelo que o LifeVac é seguro e eficiente.

Há evidência de que o LifeVac tenha sido usado com êxito?

O LifeVac já foi utilizado com êxito noutros países e também na Espanha, onde salvou a vida de um doente num centro da Associação de Parkinson. Na LifeVac estamos entusiasmados por sabermos que este dispositivo está a ajudar a evitar situações trágicas e o nosso propósito é continuar a equipar utilizadores, para podermos continuar a salvar vidas.

Que pessoas é que correm mais risco de sofrer um engasgamento?

As crianças, assim como os adultos maiores de 65 anos são os grupos populacionais com maior risco de sofrer uma asfixia por engasgamento. No caso dos adultos, o risco aumenta com a idade, chegando a ser a terceira causa de morte doméstica a partir dos 75 anos.
Por outro lado, existem determinadas doenças ou afeções neurológicas que representam um grande risco de asfixia por engasgamento, devido à disfagia. A disfagia é a perda da função muscular que permite que os alimentos e os líquidos sejam corretamente engolidos. Estas doenças incluem as seguintes: esclerose múltipla, Parkinson, Alzheimer, paralisia cerebral, lúpus, lesões cerebrais, paralisia, distrofia muscular, derrame cerebral e ELA.
O LifeVac é um dispositivo não invasivo, que pode ser utilizado sem risco nestas populações e que pode evitar mortes acidentais. Lembre-se de que o mesmo deve ser utilizado em pessoas com um peso superior a 18 quilos.

Porque é que o tempo é tão importante quando se trata de atender uma vítima de afogamento?

Quando se trata de enfrentar uma emergência de engasgamento, o tempo é fundamental dado que, a partir de 4 minutos sem ventilação, existe a possibilidade de serem provocados danos cerebrais.

Os tempos estatísticos são os seguintes:

  • 0-4 minutos: Danos cerebrais improváveis
  • 4-6 minutos: Danos cerebrais possíveis
  • 6-10 minutos: Danos cerebrais prováveis
  • Mais de 10 minutos: Morte cerebral provável

O LifeVac atua em segundos, pelo que é eficiente e seguro. É leve, ocupa pouco espaço e não necessita de alimentação elétrica, pelo que pode ser levado ou estar sempre à mão e disponível para ser utilizado.

 

Que é que significa dispositivo não invasivo?

O LifeVac é um dispositivo de emergência não invasivo, o que significa que não penetra fisicamente no corpo.

Não contém nenhum elemento que provoque danos nas gengivas, dentes, palato ou língua, pelo que não danifica a vítima.

 

Pode ser utilizado em qualquer pessoa?

Pode ser utilizado em qualquer pessoa, independentemente da idade ou da condição física. Por outro lado, é um produto ideal para as pessoas em que a manobra de Heimlich (contrações abdominais) é contraindicada ou pode ser ineficaz.

Estes casos compreendem:

  • Pessoas obesas que é difícil rodear com os braços de forma eficiente
  • Idosos que apresentam ossos mais frágeis e suscetíveis de sofrer uma lesão
  • Pessoas que usam cadeiras de rodas que não podem ser rodeadas pelas costas 
  • Mulheres grávidas.

Pode ser utilizado em pessoas que usam cadeiras de rodas?

O LifeVac pode ser utilizado sem necessidade de a vítima estar deitada. É eficiente desde que a vítima recline um pouco a cabeça para trás, pelo que é um recurso especialmente indicado para pessoas que usem cadeiras de rodas e que estejam a sofrer de engasgamento, dado que a cadeira de rodas impede a execução da manobra de Heimlich na mesma de uma forma eficiente.

Pode ser utilizado por uma pessoa em si mesma?

O LifeVac é muito simples de utilizar e pode ser utilizado por uma pessoa em si mesma para evitar uma situação de asfixia por engasgamento.
Lembre-se de que é fundamental a familiarização com o seu uso antes de uma situação de emergência, dado que isto aumentará em grande medida as possibilidades de êxito. O facto de se sentir à vontade no uso do produto lhe permitir-lhe-á enfrentar a à situação com mais calma e segurança.
Lembre-se de ver o vídeo de treino na respetiva secção do nosso sítio da Internet.

Porque é que tem a indicação de que é descartável?

O dispositivo LifeVac tem uma válvula especial com conceção patenteada que garante uma sucção eficiente quando o dispositivo está em ótimas condições.

Após o uso do produto para libertação de uma obstrução, restos desse material, quer líquido, quer sólido, podem-se introduzir no interior do dispositivo, pelo que não podemos garantir o funcionamento correto nem o seu estado de higiene.

O LifeVac está certificado por algum organismo?

O LifeVac está registado na FDA (United States Food and Drug Administration) com número de licença: 3011053282
Além disso, está certificado pela CE (Comunidade Europeia) em conformidade com a diretiva 93/42/EEC como dispositivo médico.

Estou interessado em adquirir mais do que um dispositivo. Tenho algum desconto especial?

Se estiver interessado em adquirir dois dispositivos, pode ver a nossa oferta de lançamento na secção “Comprar” da nossa página web.
Se deseja adquirir 7 dispositivos ou mais, poderá terá um desconto especial. 

Em caso de qualquer dúvida ou comentário, pode contactar a LifeVac preenchendo o formulário seguinte:

Li e aceito as condições de utilização e a política de privacidade

"Face a uma situação de engasgamento, o que é imprescindível é que se acalme e atue de forma rápida e precisa para ajudar a expulsar o corpo estranho. Essa pode ser, nem mais nem menos, a diferença entre a vida e a morte."

LifeVac: a segurança de poder atuar

Comprar agora